Em uma impressora, é possível ocorrer vazamentos de tinta, mas esse vazamento nem sempre vem do próprio cartucho. Algumas pessoas podem acreditar que, em cartuchos remanufaturados, é mais comum ocorrer um vazamento de tinta, mas o cartucho só vai vazar caso o processo de remanufatura seja mal feito, utilizando procedimentos inadequados ou sem um controle de qualidade adequado.

Então vamos explicar aqui o que pode ter acontecido com o seu cartucho, ou mesmo com a sua impressora, para que haja um vazamento de tinta.

Cartucho remanufaturado vazando

Em um processo de recarga, o cartucho é perfurado para que seja colocada a tinta, e depois recebe uma pressurização a vácuo no fechamento. Com isso, a tinta não fica solta dentro do compartimento, ou seja, ela não se movimenta dentro dele. Para que haja um vazamento, só pode ter ocorrido dois tipos de problema:

  • Cartucho danificado: O cartucho pode ter sido danificado pelo usuário, ou mesmo durante o processo de recarga, principalmente no momento de ser perfurado. Em qualquer um desses casos, se estiver utilizando o serviço de profissionais, você não irá levar um cartucho desses para casa, porque o problema será identificado em algum ponto do controle de qualidade.
  • Falta de pressurização: Na parte final do processo de recarga, o cartucho recebe uma pressurização a vácuo, o que faz com que a tinta não fique solta e não vaze. A pressurização manual pode ser mal feita ou o equipamento de pressurização pode estar desregulado, não promovendo a pressão necessária. Também nesse caso, bons profissionais podem identificar o problema antes que o cartucho chegue a ser utilizado.

O seu cartucho pode não estar vazando

Se está vazando tinta na sua impressora, o vazamento só pode ser do cartucho? Não, o vazamento pode vir da própria impressora, por mais estranho que isso pareça.

Durante a impressão, o cartucho de tinta é movimentado de um lado para o outro. Em alguns momentos, ele para de um só lado da impressora, realizando pequenos movimentos e é nessa hora que a impressora está realizando uma rápida limpeza na cabeça de impressão, utilizando para isso pequenas quantidades de tinta do cartucho.

O excesso dessa tinta vai para um reservatório logo abaixo deste local e se acumula em uma esponja. Com o tempo e com a falta de manutenção, essa esponja pode ficar molhada demais, deixando escapar a tinta e dando a impressão de que há um vazamento de tinta no seu cartucho, quando na verdade o problema é com a sua impressora.

Entendeu o motivo? Se você ainda está com alguma dúvida, basta deixar um comentário ou nos envie um e-mail que teremos prazer em responder!