Uma impressora emite um aviso de falta de tinta na tela de seu computador para que você possa estar ciente de que a tinta está acabando, e assim se programar para substituir ou recarregar o cartucho.

Mas nem sempre que isso acontece o seu cartucho de tinta está realmente acabando. É possível que ele ainda esteja até mesmo cheio e você receba esse aviso. Mas por que isso acontece?

Como funciona o aviso de falta de tinta?

A impressora não consegue avaliar ou contar a quantidade de tinta restante no cartucho. Ela recebe uma estimativa da quantidade de tinta restante, que vem do próprio cartucho, pois grande parte dos cartuchos de tinta possuem um microchip embutido neles, que após instalado na impressora, troca informações importantes com ela. Uma dessas informações é a quantidade de tinta restante no cartucho.

Mas nem mesmo o próprio cartucho consegue medir a quantidade de tinta que está dentro dele. Esses microchips estão preparados para realizar um cálculo de quantas gotas de tinta possui um cartucho e para medir a quantidade de gotas que saem do cartucho durante as impressões. Dessa forma ele estima a quantidade restante de tinta e fornece essas informações para a impressora.

Se a quantidade de gotas jogadas na cabeça de impressão for suficiente para, teoricamente, esgotar o cartucho, ocorrerá o aviso de falta de tinta, mesmo que o cartucho ainda esteja cheio.

O pior é que, na maioria dos casos, a impressora não irá mais funcionar com aquele cartucho, quando ela tiver a informação de que ele está vazio, mesmo que ainda não esteja, e você deverá trocar por outro, perdendo com isso toda a tinta restante do seu cartucho.

Mas existem algumas formas de resolver ou contornar esse problema, que vamos explicar aqui.

Como resolver o problema do aviso de falta de tinta?

Infelizmente, não há uma forma imediata de resolver esse problema, mas você também não vai precisar mais passar por isso, seguindo uma dessas sugestões a seguir:

Impressora nova

O investimento mais caro será trocar a sua impressora por uma que permita a impressão mesmo após receber avisos de falta de tinta, ou impressoras que possuem o recurso de resetar os cartuchos.

Aparelho de reset

Outra opção que não é muito barata é adquirir um pequeno aparelho que pode resetar os seus cartuchos.

Kit Bulk Ink

Essa é a opção mais em conta. Trata-se de um kit de cartuchos recarregáveis com uma tampa superior que permite recarregar o cartucho. Esses kits vem também com grandes quantidades de tinta e alguns deles possuem cartuchos com um botão de reset.

Se você está pensando em uma impressora nova, ou em comprar novos cartuchos, talvez esta seja uma informação bem relevante para nortear a sua compra.

Entendeu porque ela faz isso? Se você ainda está com alguma dúvida, basta deixar um comentário ou nos envie um e-mail que teremos prazer em responder!