Você trocou o cartucho de tinta da impressora, mas ela não funciona, aparecendo uma mensagem de erro na tela do seu computador que acusa um cartucho incompatível ou não reconhecido. Nesse caso, o que fazer para resolver o problema?

Siga os passos simples que vamos descrever a seguir e é bem provável que consiga resolver você mesmo esse problema, que pode ser mais simples do que você imagina.

O cartucho de tinta é compatível?

Se você comprou um novo cartucho, verifique se ele é realmente compatível com a sua impressora. Para fazer isso, veja as informações no cartucho ou em sua embalagem e consulte o manual da impressora ou o site do fabricante.

Se ele não for compatível, esse é realmente o seu problema, e você deverá consultar a possibilidade de substituir o cartucho por outro que seja compatível. Caso ele seja compatível, continue seguindo os passos a seguir para que o problema seja, provavelmente, resolvido.

Verifique a remoção da fita protetora

Realize o procedimento indicado no manual da impressora para a retirada do seu cartucho ou dos cartuchos caso haja mais de um, tomando sempre o cuidado para não encostar na cabeça de impressão ou nos contatos.

A seguir, verifique a área da cabeça de impressão, onde sai a tinta do cartucho. Todo cartucho novo vem com uma fita adesiva para a proteção dessa área e é até bem comum esquecer de remover essa fita. Se isso acontecer a impressora não reconhecerá o cartucho e vai bastar removê-la para que ele funcione perfeitamente.

Limpeza dos contatos

Caso o problema não seja a fita protetora, tente limpar os contatos elétricos da impressora e do cartucho. Para isso, remova o cartucho como indicado e localize, nele e na impressora, um conjunto de pontos metálicos, que são os contatos. Se esses contatos estiverem muito sujos, a impressora pode também não reconhecer o cartucho.

Para a limpeza, utilize apenas um cotonete umedecido com água pura. Coloque o cartucho em uma folha de papel, com os contatos virados para cima, evitando tocá-los com as mãos. Evite também o contato com as mãos na área onde sai a tinta, e não limpe essa área, pois isso pode danificar o cartucho. Quando molhar o cotonete, aperte ele um pouco para retirar o excesso de água antes de limpar. Depois é só recolocar o cartucho e verificar se o problema foi resolvido.

Nada disso resolve o problema?

Infelizmente, caso nenhum desses passos forem suficientes para resolver o problema, talvez seja necessário substituir o cartucho por outro, e se isso também não funcionar, talvez seja melhor chamar o técnico ou a assistência técnica de sua impressora.

Entendeu como resolver? Se você ainda está com alguma dúvida sobre sua impressora não reconhecer o cartucho, basta deixar um comentário ou nos envie um e-mail que teremos prazer em responder!