Remanufaturado ou original, um toner de tinta pode apresentar alguns problemas que geralmente são ocasionados pelo seu mau uso e não pelo fabricante ou o responsável pela remanufatura.

O toner e seus componentes são muito sensíveis, por isso é necessário que ele seja manuseado e utilizado com todo o cuidado, evitando procedimentos que possam reduzir a sua vida útil ou até mesmo inutilizar o toner completamente. Daremos aqui algumas dicas para que o seu toner dure por muito mais tempo.

Primeiros cuidados com o toner

Ao retirar o toner de tinta da embalagem, agite com cuidado na posição horizontal, para espalhar bem a tinta em pó que vem dentro dele. Guarde a embalagem, pois é o melhor e o mais seguro local caso seja necessário guardar o toner fora da impressora ou levá-lo para recarregar.

Cuidados com o cilindro

Aquela área colorida, geralmente em um tom de azul e que fica exposta em seu toner, é o cilindro fotorreceptor, que é a área mais sensível do toner de tinta e por isso nunca deve ser tocada. Além disso, ela também é sensível à luz, por isso nunca deve ficar exposta fora da sua embalagem ou da impressora.

Proteja o toner contra danos

Guardar a embalagem é fundamental para a proteção do seu toner contra danos. Além dos cuidados que se deve ter com o cilindro, a sua área mais sensível, evite também que o toner sofra quedas e pancadas. Mantenha ele também sempre na posição horizontal, mesmo quando for transportá-lo para recarregar.

Depois de algum tempo sem usar

Se você ficar algum tempo sem usar a impressora, antes de usar novamente retire o toner e sacuda levemente para os lados, para descolar o pó de tinta que está armazenado e espalhar melhor a tinta pelo toner. Esse procedimento serve para todas as vezes em que o toner ficar um tempo parado, seja dentro da impressora ou guardado na embalagem.

Cuidados com o papel e a impressora

Antes de instalar o toner na impressora, limpe o gabinete e os contatos entre a impressora e o toner, pois contatos sujos podem causar um mau funcionamento. Não use álcool ou outro tipo de produto químico, apenas um pano com água.
Nunca use papéis amassados ou rasgados, pois isso vai aumentar as chances de embolar o papel. Caso isso aconteça, nunca puxe direto o papel, pois isso pode danificar o cilindro do toner. Desligue a impressora, remova o toner e só então retire o papel.

Seguindo essas simples dicas você pode prolongar a vida útil do seu toner de tinta, que poderá ser utilizado para um número muito maior de recargas.

Entendeu como fazer? Se você ainda está com alguma dúvida, basta deixar um comentário ou nos envie um e-mail que teremos prazer em responder!